contato@spnvideo.com.br

Drones em projetos de linhas de transmissão

A utilização dos drones em projetos de grande porte vem ocupando um espaço relevante no mercado da construção civil. Além das inúmeras vantagens

A utilização dos drones em projetos de grande porte vem ocupando um espaço relevante no mercado da construção civil. Além das inúmeras vantagens que sempre elencamos aqui no blog, ao substituir a topografia convencional pelos drones é possível obter o mosaico de ortofotos, um diferencial no momento de estudar e projetar sobre a área de interesse.

 

Mosaico de ortofotos ou Ortomosaico ou ainda Ortofotomosaico: de grosso modo se trata da junção de todas as imagens corrigidas capturadas em campo. Todas as feições se apresentam na mesma escala, podendo seus elementos serem medidos e vetorizados com precisão, ou seja, 50 metros medidos no mosaico também serão 50 metros medidos no terreno.  É possível mensurar distâncias, ângulos, áreas e identificar coordenadas, como em um mapa qualquer.

 

O mosaico elimina o grande vilão de todo projeto, o retrabalho de campo. Diferente de refazer algo em escritório, precisar voltar a campo para refazer alguma etapa ou coletar alguma informação que ficou faltando gera um stress dentro da empresa. Isso acontece não simplesmente pelo custo em refazer algo, mas sim porque geralmente isso acontece quando boa parte das projeções já foram feitas e vão precisar serem corrigidas por algum detalhe de campo que ficou faltando.

 

Acesse também: “Mapeamento de corredor é uma das aplicações da topografia com Drones, mas quais cuidados devemos ter com ele?”

 

Na maioria das empresas o profissional que vai a campo não é o mesmo que irá projetar em escritório, sendo assim a comunicação entre eles precisa ser a mais eficaz possível. Um simples croqui não traz todas as informações necessárias, ao contrário do mosaico que traz o campo para dentro do escritório. Esse registro fotográfico sana todas as dúvidas dos projetistas e é um material rico de informações podendo ser usado em todas as etapas do projeto.

 

Fonte: http://blog.mapearcomdrones.com.br