Dicas de fotografia de filme.

Produtora Audiovisual Salvador Bahia

Dicas de fotografia de filme. De equipamentos a configurações de câmeras analógicas, aqui estão algumas dicas secretas de fotografia que os iniciantes podem usar para começar a tirar fotos mais analógicas.

Há uma razão pela qual os clássicos são clássicos. Quando se trata de fotografia, o analógico ainda é um sucesso hoje. Claro, o digital torna muitas coisas mais fáceis. Por um lado, é muito mais barato processar em comparação com a compra de rolos e rolos de filme. Também consome menos tempo. Se você não estiver satisfeito com a foto, simplesmente exclua-a. Com o filme, você terá que primeiro revelar os negativos e só então saberá exatamente como é a imagem. Depois de desenvolvido, não há como voltar atrás. Não há como “desde envolve-lo”.

Dicas de fotografia de filme. Dito isso, há algo no lento processo do filme que é muito gratificante para os artistas criativos. No artigo de hoje, compartilharemos dicas de fotografia de filme para iniciantes que estão interessados ​​em aprender mais e querem experimentar o filme pela primeira vez.

O que é fotografia de filme?

Também conhecida como analógica, a fotografia em filme permanece muito viva atualmente. Era o único tipo de fotografia conhecido há anos, mas conforme a tendência digital começou a crescer, surgiu a necessidade de nomeá-la com algo mais específico. Consequentemente, fotografia digital e analógica – ou filme.

Dicas de fotografia de filme. Esse método usa placas, geralmente de metal, além de filme. A imagem é capturada capturando luz usando partículas de prata sensíveis. Uma vez processada quimicamente, a imagem permanecerá no filme ou chapa. Embora ainda seja possível usar o metal como meio para a fotografia analógica, muitas pessoas hoje se limitam ao filme. Caso você esteja se perguntando, sim, ainda existem câmeras analógicas disponíveis no mercado. E, claro, em brechós e lojas vintage.

Equipamento de fotografia de filme para iniciantes

Agora, nós entendemos. A fotografia em filme pode ser opressora no início. A primeira vez que você entra em uma loja de câmeras, a seleção de câmeras por si só é suficiente para fazer seu queixo cair. Para o fotógrafo de luz natural Schaun Champion , qualquer câmera analógica é uma “boa câmera para começar, mas pessoalmente acho que a Pentax K1000 é uma boa câmera de introdução para iniciantes”. Fortemente influenciada pelo estilo vintage e trabalhando como fotógrafa em tempo integral desde 2014, ela mencionou que, além de lojas online como B&H e eBay, você também pode querer dar uma olhada em lojas de antiguidades locais para encontrar algumas câmeras iniciais de 35 mm.

O que são câmeras de filme 35mm?

Resumindo, 35 mm se refere ao tipo de filme que uma câmera faz. A maioria dos fotógrafos de filme começa com uma câmera reflex de lente única (SLR) de 35 mm, pois são as mais amplamente disponíveis e mais fáceis de encontrar e revelar o filme.

Encontrando câmeras de filme 35mm usadas

A artista multidisciplinar não binária Callie Lugosi é outra fotógrafa que considera os brechós uma grande fonte de SLRs analógicos e de apontar e disparar. Mas, eles alertaram contra “ficar muito entusiasmado com qualquer coisa que você encontrar” e sugeriram testá-lo primeiro com um rolo de filme barato antes de comprar. Eles também observaram como os iniciantes devem verificar se a câmera que estão visualizando precisa de baterias ou não.

Você também pode querer prestar atenção à lente da câmera que está obtendo. Algumas câmeras analógicas têm lentes intercambiáveis ​​e outras não. A Mamiya C330, que foi introduzida pela primeira vez em 1969, está provavelmente entre as câmeras analógicas mais comuns com lentes intercambiáveis. Além das lentes, também vale a pena explorar outros equipamentos úteis, como medidores de luz, scanners de filme, lenços de lente e talvez até mesmo um rebobinador de filme.

Escolha de filme para iniciantes

Vamos mergulhar um pouco no cinema. Como exatamente você escolhe o filme e quais opções você tem? Bem, isso depende de muitas coisas. Se você tem uma câmera SLR ou reflex de lente única, provavelmente precisará de um filme de 35 mm, pois é o tipo de filme usado pela maioria das SLRs. Se você tiver uma câmera de médio formato, provavelmente precisará de um filme de 120 mm. As câmeras de formato médio são um pouco mais técnicas de usar e mais difíceis de revelar, portanto, verifique com sua loja de câmeras local ou estúdio de revelação para garantir que eles possam processar o filme antes de comprar este tipo de câmera.

Depois, temos as opções entre filmes em preto e branco e coloridos. Se você deseja filmar em cores, Fuji e Kodak Gold são duas ótimas opções de filme. Em preto e branco, você nunca errará com Ilford HP5. A Kodak, é claro, também oferece filmes em preto-e-branco ao lado de outras marcas.

Lembre-se de que nem todos os filmes são iguais. Alguns lhe darão uma aparência mais granulada do que outros, então sugerimos que você conheça seus filmes pesquisando no Google e perguntando à loja de câmeras local.

Configurações básicas da câmera de filme para iniciantes

Quando se trata de configurações da câmera, Champion sugere “estudar o triângulo de exposição”, bem como se familiarizar com a luz. Ao contrário do digital, o filme tem uma relação mais entrelaçada e única com a luz, por assim dizer.

Existem muitas folhas de referência na Internet para as configurações das câmeras, mas uma que Lugosi destacou foi a maneira como vemos nossas câmeras. Eles encorajam as pessoas a pensarem em suas câmeras como um globo ocular. “A abertura se abre amplamente para absorver toda a luz disponível, como a íris dos seus olhos no escuro. Uma grande abertura é o número mais baixo que pode chegar. Quanto maior o número, menos luz você deixa entrar e menores são os mecanismos físicos ”, explicaram.

Experimentando com filme

Se você acha que a fotografia analógica é enfadonha em comparação com todos os aplicativos e softwares de edição de fotos que você pode baixar, pense novamente. A criatividade e a experimentação estão em um nível totalmente novo quando se trata de fotografia de filme.

Fotografia de filme push and pull

Um dos experimentos mais comuns seria o Push and Pull, que você pode fazer durante e após a filmagem, ou durante o estágio de desenvolvimento do filme. Push and Pull é mais comumente usado durante o estágio de desenvolvimento. Essa técnica envolve filmes superexpostos, também conhecidos como Push (ing), quando eles estão subexpostos, ou filmes subdesenvolvidos, também conhecidos como Pull (ing), quando são superexpostos.

Fotografia de filme de dupla exposição

Outra é a dupla exposição, que está presente em muitos apps de edição atualmente. Mas, embora seu smartphone permita que você brinque com ele facilmente, é preciso um pouco de curva de aprendizado ao fazer dupla exposição em câmeras de filme. Ou seja, é mais experimental e divertido.

Filmes negativos coloridos e em preto e branco funcionam bem para exposições duplas. Essa técnica de fotografia requer que você sub exponha cada quadro, cortando a exposição pela metade se estiver fotografando dois quadros. Você pode fazer isso diminuindo a abertura e aumentando a velocidade do obturador. Você também pode experimentar fotografar com filmes vencidos e revelar em processo cruzado. O resultado final é que existem inúmeras maneiras de ser criativo com o analógico.

Fonte: https://www.shutterstock.com/

Compartilhe!